Teatro de Manaus

 Das fotos que já vi, ou tirei em Manaus, para mim esta é a mais linda e mostra muito bem um final de tarde, no centro da cidade com vista para o Rio Negro. Merece destaque.
Saudades daquela cidade terrivelmente quente, mas linda !
    Vou esclarecer aqui um pouco mais sobre este belo teatro.  Esta é uma foto de ângulo diferente. Claro que foi construido no auge da época da borracha e das seringueiras.


  Como eu havia prometido, vou tentar falar mais deste lindo teatro. Eu o conhecia apenas por fora ou de fotos. Na primeira vez que passei pela porta deste tesouro histórico, minha emoção foi muito grande. Nosso lugar foi no maravilhoso "camarote". Pensei logo milhares de pessoas que no passado de muito luxo, ali estiveram ocupando aqueles lugares. Foi uma emoção enorme misturada ao encantamento das músicas que ouvia, dos detalhes que me cercavam. Felicidade, foi o que senti. Gratidão por poder viver aquele momento.
  Bem voltando a história posso dizer o seguinte :
Por volta de 1881, Manaus vivia o auge do ciclo da borracha. Era uma das mais próperas cidades do mundo, pela riqueza que vinha do látex da seringueira, produto altamente valorizado pela indústria americana e européia.
 O projeto arquitetônico foi escolhido e de autoria do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa em 1883. As obras foram lentas e só terminaram no governo de Eduardo Ribeiro, quando tomou impulso. Foram trazidos arquitetos, construtores, pintores e escultores da Europa.
 É sem dúvida, o mais importante prédio da cidade.
 Irene Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário